ASCOM

ORIGEM DO BAIRRO OURO MINAS

O bairro Ouro Minas, que até 1993 era considerado parte do bairro Belmonte e de 1993 a 2000 foi denominado Novo Belmonte,  está situado na Regional Nordeste de Belo Horizonte, próximo ao Anel Rodoviário, saída para Vitória. A região onde hoje se localiza o bairro já pertenceu ao município de Santa Luzia.

HISTÓRICO - Em 1981, já incorporado ao município de Belo Horizonte, o loteamento que deu origem ao bairro foi aprovado como parcelamento do bairro Belmonte pela Prefeitura de Belo Horizonte, totalmente desprovido de qualquer infra-estrutura. A partir de 1990, com o surgimento da Associação de Moradores, chegaram as melhorias como água e esgoto da Copasa.

No ano de 1993, por causa do Orçamento Participativo da PBH, as lideranças do bairro resolveram dar o nome Novo Belmonte, para diferenciar dos nomes semelhantes que existiam na região. No entanto, a existência de vários bairros com a palavra Belmonte no nome começou a causar problemas para os moradores e para a associação, como a dificuldade de recebimento de mercadorias e divergências nas solicitações aos órgãos públicos. Por causa disso, em 2000, a Associação Comunitária convocou uma votação para escolha de um novo nome para o bairro, contando com o apoio dos moradores. A partir de uma lista de onze nomes sugeridos pela população, o escolhido pela maioria foi Ouro Minas. Dessa data em diante, ficou sendo este o nome popular do bairro, já sendo reconhecido pela Prefeitura, BHTRANS, Correios e demais órgãos públicos. Apenas os cartórios de registro de imóveis utilizam o nome oficial Belmonte, por razões burocráticas.

Os moradores do Bairro Ouro Minas contam hoje com serviço de ônibus, ruas asfaltadas, Centro de Saúde e uma Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI). A maioria das obras foi conquistada através do Orçamento Participativo.


ASCOM - Associação Comunitária do Bairro Ouro Minas




Gestão 1992-1997:
A associação comunitária foi fundada em 13 de dezembro de 1992, sendo seu primeiro presidente o eletricitário Marcos Antônio Ferreira, residente à rua Papa Leão I.

Principais realizações da associação no período:

Na primeira gestão, com o nome de Associação Comunitária do Bairro Belmonte, muitos benefícios foram conquistados pela associação como: água, esgoto, manutenção de ruas, etc.

Sob o nome de Assoc. Comunitária do Novo Belmonte, Marcos e sua equipe foram reeleitos para um segundo mandato, quando conquistaram o asfaltamento do itinerário do ônibus, englobando 7 ruas. Antes mesmo do início do asfaltamento, um ramal do ônibus São Gabriel já começou a rodar pelas ruas de terra do bairro, recebendo o apelido de Poeirinha. O segundo mandato finalizou em junho de 1997.


Gestões 1997-2001 / 2001-2003:


Sebastião Marques da Cunha, aposentado, morador da rua Senhora da Boa Viagem,  assumiu a presidência da Associação em julho de 1997.

Principais realizações da associação no período:

Em sua primeira gestão foram conquistados o asfaltamento da rua Nossa Senhora do Amparo através do OP 1998 e da rua Nossa Senhora de Loreto através do OP 1999/2000. Além da obra de contenção do Ribeirão da Onça, da manutenção de diversas ruas, uma importante obra foi conquistada depois de incontáveis pedidos aos órgãos públicos: a cobertura do canal da rua Santa Leopoldina.
Em abril de 2000, a Associação coordenou a votação para escolha de um novo nome para o bairro, tendo grande repercussão na imprensa. O nome Ouro Minas foi o preferido por 64,7% dos moradores.

Uma das grandes vitórias da Associação foi no Orçamento Participativo 2001/2002, no qual houve ampla participação dos moradores, e foi conquistado para o bairro o asfaltamento de trechos de diversas ruas (Papa Gregório, Madre de Deus, Jacobinos, N. S. Consolação e N. S. das Dores).

Em 2001, depois de várias solicitações, foi executada a pavimentação do restante da rua Santa Leopoldina, a mais central do bairro. Em 2002, três grandes vitórias dos moradores foram contabilizadas:
  • a autorização para instalação do novo Posto de Saúde, abrangendo moradores do Ouro Minas, Parque Belmonte e parte dos bairros São Gabriel e Dom Silvério.
  • implantação da ligação entre as ruas Santa Leopoldina e Conceição do Canindé (São Gabriel), criando mais uma opção de entrada/saída para o bairro.
  • conquista da construção do Centro de Saúde na entrada do bairro no OP 2003/2004, em conjunto com as associações de bairro vizinhos.

 Gestões 2003-2005 / 2005-2007

Em eleição realizada no dia 22 de junho de 2003, a chapa encabeçada por Marcos Antônio Ferreira, primeiro presidente da associação, foi a vitoriosa para o mandato 2003-2005. A implantação das seguintes comissões por área foi a aposta desta gestão para maior participação dos moradores:
  • Transportes
  • Saúde
  • Segurança
  • Manutenção e Obras
  • Comunicação

 Em junho de 2005, a chapa única mantendo a maioria dos colaboradores da gestão 2003-2005 foi reeleita para um mandato de mais 2 anos.

Principais conquistas da associação no período:

  • asfaltamento do restante do bairro Ouro Minas (ruas N. S. Consolação, Santa Úrsula e N.S. Remédios) no OP 2007-2008.
  • Juntamente com associações de bairro da região (S. Gabriel, Comunidade N. S. Aparecida, Vila Fazendinha), conquistamos no 1º OP Digital de BH a Ligação Nordeste-Norte, incluindo a ponte e urbanização da Rua Padre Argemiro Moreira (Beira Linha) até a rua Conceição do Canindé. Esta foi a obra mais votada de BH no OP Digital, com 26.872 votos. 

Gestões 2007-2010 / 2011-2013 / 2014-2016:

Eleito para a presidência da ASCOM em junho de 2007, Arízio Neves é morador da rua Papa Honório III desde 1995. Ele foi vice presidente e secretário da entidade em gestões anteriores.
Desde 1998, com colaboração dos membros da diretoria, é o responsável pela divulgação das ações da associação através do jornal "Comunicando" e do site da ASCOM na Internet.

Principais realizações da ASCOM no período: 

Acesso do bairro à via 240 - Em 2007, a diretoria da associação, juntamente com diversas entidades da região lutaram pela execução integral da obra conquistada no OP Digital 2007-2008 (ligação Nordeste-Norte, incluindo vias de acesso). A Prefeitura, alegando falta de verba, expurgou do projeto o trecho que liga a ponte sobre o Ribeirão do Onça ao bairro Ouro Minas. Conseguimos a realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal em novembro de 2007, onde sensibilizamos a administração municipal sobre a importância de fazer toda a obra, em nome da credibilidade do OP Digital e do Orçamento Participativo em geral. A obra foi iniciada em meados de junho de 2008, e finalizada em maio de 2009.

Urbanização da Vila Fazendinha - No Orçamento Participativo 2009-2010, realizado no segundo semestre de 2008, a ASCOM reivindicou a urbanização da Vila Fazendinha, localizada entre a cachoeira do Ribeirão do Onça, a Beira Linha e o bairro Ouro Minas. Contabilizamos mais uma vitória no OP, conquistando a obra, que incluirá a remoção de várias famílias das margens do rio.

Melhoria do transporte coletivo - várias reuniões com a BHTRANS e Comissão Regional de Transportes foram feitas com o objetivo de melhoria no quadro de horários e no trajeto do ônibus que atende ao bairro.

No Orçamento Participativo 2013/2014 a Associação conquistou o projeto de ampliação da rede pluvial da rua Santa Leopoldina, que transborda no período chuvoso, incomodando os moradores de várias ruas do bairro. No entanto, o projeto não garante a execução da obra, sendo necessário viabilizar os recursos na PBH ou conquistar a execução na obra nos próximos Orçamentos Participativos.

Apoio ao Projeto Social Cidadania, com sede no bairro São Gabriel, que oferece cursos e serviços aos moradores da região, além de manter biblioteca e ponto de acesso com internet disponibilizado pela PBH.

Além disso, foram definidos os seguintes objetivos, que a ASCOM deverá seguir:
  • Lutar por melhorias na região do Córrego do Onça, juntamente com outras associações e entidades da região (desassoreamento, limpeza, urbanização, implantação do Parque do Onça, etc.);
  • Acompanhar a instalação da Rodoviária São Gabriel, que deverá trazer grandes impactos a toda a região.

Gestões 2017-2019:

Eleito para a presidência da ASCOM, Gilmar Barbosa dos Santos é morador da rua Senhora da Boa Viagem. Ele já foi vice presidente e conselheiro da entidade em gestões anteriores.
Com formação na área social, Gilmar participa voluntariamente de comissões governamentais na área de assistência social e coordena o Projeto Social Cidadania desde 2002.