Rodoviária - São Gabriel

NOVA RODOVIÁRIA NO SÃO GABRIEL

Projeto



Mapa esquemático - acessos internos e externos
(clique na imagem para ampliar)


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HISTÓRICO DA IMPLANTAÇÃO DA NOVA RODOVIÁRIA:



SÃO GABRIEL RECEBERÁ NOVO TERMINAL RODOVIÁRIO DA CAPITAL

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / PBH, 18/12/2009

Acesso facilitado à região foi decisivo para a  escolha da PBH, que comandou uma série de estudos durante 2009 para definir o local
Após uma série de estudos que consumiu todo o ano de 2009, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta sexta-feira (18/12) que o bairro São Gabriel receberá o novo terminal rodoviário da capital. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcio Lacerda na sede da PBH. Especialistas analisaram as viabilidades técnicas e operacionais de todas as opções para a nova rodoviária. Acesso do cidadão, impacto da rodoviária na circulação de veículos, necessidade de proximidade com a estação do metrô e um vínculo com o Anel Rodoviário influenciaram na escolha. O terminal deverá ficar pronto até o final de 2012.

A região ainda é servida por vias importantes como o Anel Rodoviário e a  avenida Cristiano Machado, por onde passa a Linha Verde. Na confluência destas duas vias ainda existe um trevo rodoviário completo que possibilita um movimento em todas as direções, o que não exigiria um investimento em novas alças e viadutos para a construção do novo terminal. Além da estação São Gabriel do metrô, existe uma estação BHBUS que vai permitir a ligação do futuro terminal com várias regiões da cidade.
O prefeito Marcio Lacerda ainda apontou outro fator que foi determinante para a escolha. “No projeto de revitalização do novo Anel Rodoviário, feito pelo Dnit, acontecerão mudanças que facilitarão a implantação do novo terminal. Além disso, será um fator de desenvolvimento sócio-econômico para aquela região” analisou.

No final de janeiro será apresentado um pré-projeto arquitetônico com todas as informações sobre circulações de veículos e de pessoas no entorno do São Gabriel. A estimativa é que sejam investidos R$ 100 milhões para a construção da nova rodoviária, dependendo da possível necessidade de desapropriações no local. Por volta do meio do ano que vem, será aberto o processo licitatório para a obra. A atual rodoviária continuará sendo utilizada como terminal de ônibus para o aeroporto, região metropolitana e como terminal turístico.

Contagem

Já estão adiantadas as conversas com a Prefeitura de Contagem para a construção de uma segunda rodoviária na cidade. Hoje, cerca de 20% das pessoas que usam a rodoviária da capital são moradores de Contagem, Betim, Barreiro e Esmeraldas, que seriam atendidas com a construção deste novo terminal. Além de atender essa grande demanda, a construção da rodoviária desafogaria boa parte do trânsito da capital.


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NOVA RODOVIÁRIA
Fonte: Site da Câmara Municipal de Belo Horizonte (25/02/2010)

Comissão acompanhará construção no São Gabriel

Após realização de reunião especial, vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) criaram comissão para acompanhamento do processo de construção da nova rodoviária de Belo Horizonte no bairro São Gabriel. Moradores que participaram do encontro mostram-se preocupados com os impactos no tráfego de veículos na região, que já é pesado.
A reunião especial foi realizada no Plenário Amynthas de Barros, no dia 25 de fevereiro, por iniciativa do vereador Bruno Miranda (PDT), 2º secretário da Casa. Os vereadores João Oscar (PRP), corregedor da CMBH, e Reinaldo “Preto Sacolão” também compareceram à reunião.

De acordo com o diretor de planejamento da BHTrans e diretor do projeto sustentador da nova rodoviária, Célio Freitas, o estudo que determinará o local preciso do novo terminal ficará pronto em abril e, se aprovado pelo prefeito, será o primeiro passo para que outras decisões sejam tomadas. A previsão é de que as obras fiquem prontas até 2012 e tenham um custo de 100 milhões de reais, valor que deve ser captado através de parcerias público-privadas.

O vereador Bruno Miranda ressaltou que a implementação da nova rodoviária é um investimento importante “que exige empreendimentos viários de grande porte”. O vereador lembrou também que, por falta de informações, muitos moradores estão preocupados com desapropriações. Ao início da reunião, o vereador apresentou um pequeno vídeo mostrando as complicações já existentes no trânsito da região.

Valorização da Região Nordeste
“Tenho certeza que vamos melhorar o trânsito da Região Nordeste e também do hipercentro de Belo Horizonte, onde está a rodoviária atual”, afirmou o vereador Reinaldo “Preto Sacolão” (PMDB), que participou da reunião e também comporá a comissão de acompanhamento do projeto. O parlamentar disse que, com a iniciativa de trazer a rodoviária para o São Gabriel, a Prefeitura de Belo Horizonte valorizou a Região Nordeste. “Estou certo de que esse projeto, da ordem de 100 milhões de reais, vai garantir mais infraestrutura para a região”, concluiu.

Sebastião José de Freitas, presidente da associação de moradores do bairro São Gabriel, disse que é preciso que os moradores fiquem atentos à execução do projeto, mas parabenizou a atenção da PBH e da BHTrans e a disponibilidade para escutar as demandas da população da área onde ficará o novo terminal rodoviário.

O presidente da BHTrans, Ramon Victor, que também compareceu à reunião especial, informou que um dos motivos de se construir a rodoviária no São Gabriel, Região Nordeste, é pelo fato de que “ali passa o novo eixo de desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte”. Ramon Victor fez menção à construção da Linha Verde, do novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais e das reformas que serão feitas no anel rodoviário, apontando que a nova rodoviária seria um complemento a estas iniciativas. Segundo Ramon, a rodoviária deverá contar, a pedido do prefeito, com vários equipamentos públicos e outros serviços, como centro de compras e hotel.

O tenente coronel Roberto Lemos, comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, afirmou que o investimento na nova rodoviária trará mais segurança e conforto para a área. “A melhoria da região ajudará a diminuir o índice de criminalidade”, informou.

O vereador João Oscar ressaltou que é preciso ter muita atenção na elaboração do projeto da nova rodoviária, pois “o trânsito é uma das questões mais sérias no Brasil hoje”. João Oscar reforçou a inviabilidade de se manter a rodoviária no hipercentro da capital, devido à dificuldade de acesso, e parabenizou a iniciativa de Bruno Miranda em realizar uma reunião sobre a construção da nova rodoviária.

Informação na Superintendência Comunicação Institucional (3555-1105/1445)



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Decreto de desapropriação da área para construção da nova rodoviária

Quarta-feira, 31 de Março de 2010 DOM - Ano XVI - Edição N.: 3555
Poder Executivo - Secretaria Municipal de Governo

DECRETO Nº 13.909 DE 30 DE MARÇO DE 2010

Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, imóveis situados na Região Nordeste, Bairro São Gabriel, nesta Capital.

O Prefeito de Belo Horizonte, no exercício de suas atribuições legais e de acordo com o que lhe faculta o Decreto-Lei Federal nº 3.365, de 21 de junho de 1941, DECRETA:

Art. 1º - Ficam declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação de seu pleno domínio, a se efetivar mediante acordo ou judicialmente, os imóveis de proprietários não identificados, localizados na Região Nordeste, no Bairro São Gabriel, nesta Capital, assim como suas edificações e demais benfeitorias, se houver, compreendidos no seguinte perímetro
“Iniciando-se no ponto de encontro dos alinhamentos do Anel Rodoviário (bordo direito do Sentido Vitória/Belo Horizonte) e o muro divisório da Faixa de Domínio da CBTU, segue-se rumo Nordeste, pelo alinhamento deste último, limitando inicialmente com área da Faixa de Domínio da Rede Ferroviária, tagendo à Rua Jacuí para em seguida acompanhar a borda da plataforma da Rua Ribeirão do Onça. Ainda pelo referido muro divisório, limitando agora com os fundos de moradias do Bairro Minaslândia, passando sob o Viaduto da Rua São Gregório, novamente pelos fundos de moradias do Bairro Minaslândia, até encontrar o ponto referente à interseção com o prolongamento da Rua Jacuí, (sentido Centro/Bairro).
Daí, vira-se à direita pela Rua Jacuí, (sentido Bairro/Centro), até o alinhamento da Rua Ana Pereira Menezes, onde toma-se à esquerda, até o alinhamento da Rua “S”. Derivando à direita por esta, segue-se pelo seu bordo direito e depois pelo seu prolongamento, seccionando parte da Vila Bangu, até o alinhamento do mencionado muro divisório da Faixa de Domínio da CBTU, origem desta descrição, inseridos nesse perímetro os lotes de 1 a 20 do quarteirão 104, da Vila Minaslândia, aprovados pela Planta CP 162-343-A; além dos lotes 1 a 24 do quarteirão 01, os lotes 1 a 20 do quarteirão 02, os lotes 1, 2, 3, 6, 8 e 10 do quarteirão 03, os lotes 16 a 18 do quarteirão 07, os lotes 1, 2, 5 a 24, do quarteirão 33, e os lotes 1 a 13, do quarteirão 34, da planta não aprovada da Vila Minaslândia e terrenos indivisos.”


Art. 2º - As desapropriações de que trata o art. 1º deste Decreto destinam-se a permitir ao Executivo a implantação do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e das atividades e projetos que lhe são complementares, acessórios ou associados.

Art. 3º - Fica a unidade jurídico-administrativa pertinente autorizada a alegar em juízo a urgência das desapropriações.

Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Belo Horizonte, 30 de março de 2010


Marcio Araujo de Lacerda
Prefeito de Belo Horizonte


VISTA DA REGIÃO DA NOVA RODOVIÁRIA


OBS: a marcação da área na foto acima é meramente ilustrativa, baseada nas informações do Decreto Nº 13.909 de 30 de março de 2010 (acima).



AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU IMPACTOS DO NOVO TERMINAL RODOVIÁRIO
Fonte: www.pbh.gov.br/bhtrans (09/08/2010)
O presidente da BHTRANS, Ramon Victor Cesar participou da abertura da audiência pública realizada segunda-feira, 9, à noite, no bairro São Paulo para discussão do empreendimento “Terminal Rodoviário São Gabriel”, que será construído próximo à Estação BHBUS São Gabriel. O encontro para discussão do empreendimento foi promovido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).
No momento, o empreendimento encontra-se em processo de licenciamento ambiental, na fase de Licença Prévia (LP), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a audiência pública fez parte desse processo. Nessa etapa, está sendo discutida a viabilidade do empreendimento a partir de uma proposta de concepção e planejamento, analisada nos estudos ambientais (EIA e RIMA) e também pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) é que vota a concessão da LP e indica as condições em que o empreendimento pode ser implantado, bem como as medidas a serem adotadas no desenvolvimento do projeto e durante o período de obras.
A audiência pública reuniu cerca de 400 moradores dos bairros São Gabriel, Minaslândia, São Paulo, Eymard, Providência e outros. Foi feita uma apresentação técnica do projeto de arquitetura e dos estudos ambientais da área de influência. Logo depois os participantes da audiência discutiram os impactos que a construção do empreendimento  vai ocasionar  e as medidas propostas para reduzir os impactos e compensar a população pelos eventuais transtornos.
Com relação ao trânsito, o presidente Ramon Victor Cesar afirmou que, ao contrário da atual rodoviária, a do São Gabriel terá uma localização privilegiada ao lado de vias importantes e de grande capacidade como o Anel Rodoviário, com saídas para Brasília, Rio, Vitória, São Paulo e outras capitais, e a avenida Cristiano Machado (Linha Verde). O que também favorece a construção do novo empreendimento será a facilidade de acesso através do metrô e da Estação BHBus do bairro São Gabriel. Ramon Cesar lembrou ainda que o sistema viário  do entorno do novo empreendimento  passará por diversas  melhorias, como a abertura de novas ruas e a construção de passarelas na avenida Cristiano Machado e no Anel Rodoviário.
Com relação às famílias da área que será desapropriada para a construção do empreendimento, elas serão atendidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, dentro dos procedimentos definidos pela política habitacional que oferece alternativas aos moradores, garantindo seus direitos e trabalhando para que a mudança seja positiva para todos.
Uma nova audiência será realizada em 20 de agosto, na sede da BHTRANS, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis, a partir de 14h30. Esse encontro vai reunir os empreendedores interessados em participar da licitação para concessão do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.
Como deverá ser o novo terminal rodoviário
O projeto do Terminal Rodoviário São Gabriel prevê dois setores distintos: um destinado ao terminal rodoviário e outro voltado a atividades comerciais e de serviços. A rodoviária possuirá dois pavimentos, com 35.500 m², ligada por passarelas à Estação BHBUS São Gabriel e também ao empreendimento comercial a ser implantado. Todo o projeto está sendo estudado para garantir o melhor funcionamento do terminal e maior conforto aos usuários.
A proposta inicial para o empreendimento comercial associado ao terminal é de um hotel com 240 apartamentos e 14 pavimentos e um centro comercial com um pavimento, diversas lojas e um supermercado, voltados para uma praça de alimentação.
Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS – 09.08.2010



Confira abaixo ilustrações de proposta do empreendimento






DOM - Terça-feira, 9 de Novembro de 2010 - Ano XVI - Edição N.: 3701
Poder Executivo - Secretaria Municipal de Políticas Urbanas

JUSTIFICATIVA PARA OUTORGA DE CONCESSÃO COMUM DO NOVO TERMINAL RODOVIÁRIO

Considerando que o atual terminal rodoviário de Belo Horizonte, o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro – TERGIP encontra-se com sua capacidade operacional próxima da saturação;
Considerando a necessidade de se diminuir o fluxo de veículos de grande porte na área central da cidade;
Considerando que a Lei Municipal n° 9.533, de 18 de março de 2008, autoriza o Poder Executivo a conceder, mediante licitação, a construção e gestão do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte;
Considerando a realização de estudos para a definição da localização do Novo Terminal, tendo sido indicada a região do Bairro São Gabriel em função de suas facilidades de acesso e posicionamento na tessitura urbana;
Considerando que o serviço público em questão se reveste de inquestionável essencialidade e sua prestação contínua e em níveis adequados é tarefa fundamental do Poder Público municipal, nos termos de suas prerrogativas legais e constitucionais (art. 30, V e art. 175 da Constituição da República);
Considerando a importância de se proporcionar segurança, conforto e acessibilidade ao embarque e desembarque dos usuários dos serviços de transporte rodoviário;
Considerando os estudos e levantamentos prévios realizados, que indicaram a viabilidade técnica e econômica para o desenvolvimento da concessão em pauta, pelo prazo de 25 anos;
Considerando a importância do sistema de apoio ao embarque e desembarque de passageiros no contexto de eventos como a Copa do Mundo de 2014;

decide o Sr. Secretário Municipal de Políticas Urbanas, nos termos do art.5º da Lei n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, outorgar a concessão comum para a delegação da construção, implantação, gestão, manutenção e operação do serviço público e correspondentes infraestruturas de apoio ao embarque e desembarque de passageiros dos serviços internacional, interestadual e intermunicipal (exceto o metropolitano) de transporte coletivo rodoviário, no Município de Belo Horizonte, pelo prazo de 25 anos.

Belo Horizonte, 08 de novembro de 2010

Gina Beatriz Rende
Secretaria Municipal de Políticas Urbanas
Por Delegação Portaria nº 050/2010




DOM - Quinta-feira, 11 de Novembro de 2010 - Ano XVI - Edição N.: 3703
Poder Executivo

PREFEITURA PUBLICA EDITAL DA NOVA RODOVIÁRIA DE BH

A Prefeitura, através da BH­Trans e da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, publicou ontem no Diário Oficial do Município (DOM) o edital de concessão para delegação da construção, implantação, gestão, manutenção e operação do novo terminal rodoviário de Belo Horizonte. O Terminal Rodoviário São Gabriel será implantado no bairro São Gabriel, na região Nordeste, e o projeto prevê dois setores distintos: um destinado ao terminal rodoviário e outro voltado a atividades comerciais e de serviços. O investimento total previsto é de R$ 150 milhões. As obras deverão ser iniciadas em 2011 e concluídas em 2012.
A rodoviária terá dois pavimentos, com 35.500 m², ligados por passarelas à Estação BHBUS São Gabriel e também ao empreendimento comercial a ser implantado. Todo o projeto está sendo estudado para garantir o melhor funcionamento do terminal e ­maior conforto aos usuários.
A proposta inicial para o empreendimento comercial associado ao terminal é de um hotel com 14 pavimentos e 240 apartamentos e um centro comercial em um pavimento, diversas lojas e um supermercado, voltados para uma praça de alimentação, o que irá valorizar ainda mais a região.







10/11/2010 - Sai o edital da nova rodoviária de Belo Horizonte

10/11/2010

Projeto no Bairro São Gabriel inclui, além do terminal rodoviário, um hotel, um shopping e um supermercado

Jornal Hoje em Dia - Flórence Couto - Repórter

Foi publicado nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Município (DOM), o edital de licitação para escolha da empresa que vai construir e administrar a nova rodoviária. As empreiteiras têm 60 dias, a contar de 10 de novembro, para enviar as propostas.

O projeto da nova rodoviária, que ficará no Bairro São Gabriel, Região Nordeste da capital, é composto do prédio do terminal, um hotel, um shopping e um supermercado. Ao todo, são 70 mil metros quadrados. A empresa vencedora da licitação poderá modificar o projeto inicial, mudando o tamanho dos prédios. A exceção é o edifício da rodoviária e a forma de funcionamento dela. A empresa vai administrar o empreendimento por 25 anos, prazo que poderá ser prorrogado por igual período.

Segundo o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas, a escolha será a partir do percentual de receita mensal que será oferecido à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). “O negócio é bom o suficiente para construir e, no final de 25 anos, devolver ao poder público e, mesmo assim, durante esse tempo, pagar uma taxa para a prefeitura”, disse Célio.

O reajuste da tarifa de embarque anual será baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As empresas de ônibus que seguem para cidades próximas à capital e que não pagam a taxa continuarão com a isenção. As pessoas que usam essas linhas, normalmente, moram no entorno de BH e trabalham na capital. A exigência foi feita para que não houvesse grande aumento no preço das passagens.

No dia 10 de janeiro, os envelopes com as propostas começarão a ser abertos. A expectativa é de que a obra comece em julho de 2011. Em dezembro de 2012, o complexo deverá estar pronto.

Para que os prazos sejam cumpridos, a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) deve começar a desapropriar os 296 imóveis no terreno em janeiro do próximo ano. Um grupo de engenheiros já está fazendo a avaliação de cada edificação para determinar os valores a serem pagos a cada proprietários, que será chamado para negociar com a prefeitura. Os donos podem receber o valor ou um imóvel.

Outro processo licitatório está em andamento para escolher uma empresa de consultoria que vai elaborar um projeto de construção de unidades habitacionais. A vencedora desse processo também vai verificar a viabilidade da construção. “Não é 100% das famílias que aderem. Normalmente, aquelas menos numerosas e com residências mais simples preferem outros imóveis”, conta o diretor de operação da Urbel, Aloísio Rocha.

Como parte do terreno particular foi invadido, alguns moradores receberão valores referentes aos imóveis. O dono do terreno também receberá uma indenização. Há ainda uma parte que pertence à União. Nesse caso, já foi acordado que o terreno será cedido à PBH.


24/01/2011 - Prefeitura anuncia aquisição de imóveis para construção de novo terminal


Prefeitura anuncia aquisição de imóveis para construção de novo terminal. O prefeito Márcio Lacerda anunciou na tarde desta segunda-feira, 24 de janeiro, que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) irá adquirir imóveis no bairro São Gabriel, região nordeste da cidade, através de financiamento pela Caixa Econômica Federal, para a construção da nova rodoviária e a transferência de famílias que serão retiradas do local. No dia 22 de dezembro do ano passado, em reunião extraordinária, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de lei 1381/10, de autoria do Executivo, que autoriza o investimento. A Lei foi publicada no último dia 14 de janeiro no Diário oficial do Município.

Durante a reunião realizada na Prefeitura, Márcio Lacerda, o diretor presidente da URBEL, Claudius Vinícius Leite, representantes de outros setores da Administração Municipal, além da CBTU, Rede Ferroviária e Governo Federal discutiram questões referentes à propriedade desses terrenos. Alguns são da Rede Ferroviária e da CBTU, além de terrenos que pertencem a particulares, mas a maior parte pertence à Secretaria de Patrimônio da União.

A área a ser adquirida fica atrás da estação BHBus São Gabriel, com cerca de 50 mil metros quadrados. Além de indenizar proprietários de terrenos, a Urbel pretende construir cerca de 150 unidades habitacionais para realocar outras famílias que moram na região.

O prefeito informou ainda que o edital de licitação para a construção do novo terminal rodoviário ainda está sendo finalizado, mas não deve atrasar o início das obras, previstas para começar em agosto deste ano. O terminal deve começar a operar no final de 2012.

De acordo com Marcio Lacerda, a nova rodoviária insere-se no contexto de melhoria da mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014 e diminuirá o trânsito da área central de Belo Horizonte.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Belo Horizonte - 24/01/2011


Licitação de nova rodoviária é encerrada sem propostas em BH
Edital foi publicado no dia 10 de novembro de 2010.
Segundo prefeitura, ele vai ser relançado, mas não haverá atraso nas obras.

Globo.com (G1 MG) - 27/01/2011

O processo de licitação para a construção e administração do novo terminal rodoviário de Belo Horizonte foi encerrado, nesta quarta-feira (26), sem o recebimento de propostas de empresas interessadas ou consórcios. O edital foi publicado no dia 10 de novembro de 2010. Segundo o Prefeitura de Belo Horizonte, está previsto o investimento de cerca de R$ 150 milhões para o projeto da nova rodoviária, que vai ser instalada no bairro São Gabriel, na Região Nordeste de BH.
Segundo a assessoria da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), o projeto vai ser reavaliado e, depois, um novo edital de licitação vai ser aberto, ainda sem data definida. De acordo com a empresa, a análise tem como objetivo descobrir porque não houve apresentação de propostas.
O projeto da nova rodoviária prevê a construção de um centro comercial e um hotel no complexo. De acordo com a prefeitura, a republicação não vai implicar em atrasos. Ementrevista no dia 24, o prefeito Márcio Lacerda já havia adiantado a possibilidade de abrir um novo edital. Mas, segundo ele, o prazo para o início do funcionamento do terminal não vai ser prorrogado, porque as obras podem ser realizadas em um tempo menor que o previsto. A previsão da PBH é que o novo terminal rodoviário comece a funcionar no final de 2012.
Desapropriação
Trezentas e quinze famílias deverão ser removidas do bairro São Gabriel, na Região Nordeste de BH, para a construção da nova rodoviária. As famílias desapropriadas do Anel Rodoviário serão reassentadas, segundo o prefeito Márcio Lacerda, em apartamentos construídos em terrenos que o município vai comprar da União, com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O investimento deve ser de R$ 40 milhões.
Representantes da PBH e do governo federal se reuniram nesta segunda-feira (24) para discutir as desapropriações e os investimentos destinados à nova rodoviária. Lacerda confirmou que a primeira etapa das obras de recuperação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte começa em agosto e que o projeto está sendo ampliado. De acordo com o prefeito, também será duplicado o trecho entre o bairro Betânia e a BR-040, na Região Oeste de BH, onde é alto o índice de acidentes.


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14/03/2011  -  Prefeitura realiza audiência pública do Novo Terminal Rodoviário

A Prefeitura, através da BHTRANS, realizou nesta segunda-feira, 14, Audiência Pública de Concessão para Delegação da Construção, Implantação, Gestão, Manutenção e Operação do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. A audiência reuniu na sede da empresa (Av. Eng. Carlos Goulart, 900, Buritis) inúmeros empreendedores dos segmentos de shoppings, construção, empresas de ônibus e da área de terminais rodoviários.

“Esta é uma etapa legal que precede a publicação do edital. Registramos aqui a presença dos representantes dos principais setores interessados no projeto. A nossa previsão é de publicar o edital em abril, abrir as propostas em junho e iniciar as obras para construção do Novo Terminal em setembro”, esclareceu Célio Freitas, diretor de Planejamento da BHTRANS.
Freitas informou que o prazo de concessão do empreendimento foi ampliado de 25 para 30 anos e o pagamento da outorga por parte do empreendedor, antes previsto para a assinatura do contrato, será efetuado depois que a área estiver liberada para a construção. “Estes foram os pontos que identificamos para atrair os empreendedores. O projeto do Novo Terminal está mantido”, explicou Célio Freitas.

O projeto do Terminal Rodoviário São Gabriel será implantado no bairro São Gabriel, região Nordeste, e prevê dois setores distintos: um destinado ao terminal rodoviário e outro voltado a atividades comerciais e de serviços. O investimento total previsto é da ordem de R$ 150 milhões. As obras deverão ser iniciadas em 2011 e concluídas em 2012.

A rodoviária terá dois pavimentos, com 35.500 m², ligada por passarelas à Estação BHBUS São Gabriel e também ao empreendimento comercial a ser implantado. Todo o projeto está sendo estudado para garantir o melhor funcionamento do terminal e maior conforto aos usuários.

 Publicado no site da BHTRANS em 15/03/2011 - Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS


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27/05/2011 - LICITAÇÃO – MAIS ATRATIVOS PARA A RODOVIÁRIA - As novas regras da licitação para construção e exploração dos serviços da rodoviária do Bairro São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte, foram publicadas ontem, com reformulações em relação às anteriores. Na tentativa de tornar a obra mais atrativa para empreendedores, o período de concessão do novo terminal aumentou de 25 para 30 anos. Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, abriu a primeira concorrência, encerrada em fevereiro sem interessados.
Além do aumento do prazo de exploração, o novo edital recuou quanto à exigência de erguer um hotel e um centro comercial. O grupo empresarial vai poder apresentar projeto próprio para aproveitamento do espaço. Ficou também estabelecido que o valor de outorga será pago quando o terreno for entregue, livre e desimpedido, e não mais no ato da assinatura do contrato, como previa a licitação anterior. Com isso, a PBH tenta dar maior segurança jurídica e financeira a investidores.
“Foram pontos que identificamos para atrair investidores. O projeto do novo terminal poderá ser modificado pelo empreendedor, desde que sejam respeitados os parâmetros técnicos que norteiam o projeto da rodoviária, como o número de plataformas, área de circulação, número de vagas para estacionamento, entre outros itens”, explicou Célio Freitas, diretor de Planejamento da BHTrans.
O projeto da nova rodoviária, que será implantado no Bairro São Gabriel, prevê dois setores distintos: um destinado ao terminal rodoviário e outro voltado para atividades comerciais e de serviços. O investimento total é da ordem de R$ 150 milhões, em obras que devem ser iniciadas ainda este ano e concluídas em 2012. A rodoviária terá dois pavimentos, com 35,5 mil metros quadrados, ligada por passarelas à estação BHBUS São Gabriel e também ao empreendimento comercial a ser implantado.
No dia 14 de março, a BHTrans promoveu audiência pública de concessão da nova rodoviária, que atraiu vários empreendedores dos segmentos de shoppings, construção, empresas de ônibus e de administração de terminais rodoviários. O edital e seus anexos estão disponíveis no portal da empresa. Os envelopes com as propostas comerciais dos interessados serão recebidos no dia 29 de julho, na sede da empresa, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis, Oeste de BH. A sessão pública da concorrência está marcada para 1º de agosto, a partir das 10h, no mesmo local.
ANEL RODOVIÁRIO - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) publica terça-feira o edital para as obras de revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, informou ontem o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho, depois de contato com a direção-geral do órgão. A licitação deverá abranger cerca de cinco quilômetros, entre a Avenida Cristiano Machado e o km 26,5 do corredor, no Bairro Jardim Vitória, Região Nordeste da capital. Paralelamente à publicação do edital de obras, o Dnit deve indicar a empresa vencedora do edital que visa à execução dos serviços de revisão e atualização do projeto básico e elaboração do projeto executivo de reforma do trecho de 26,9 quilômetros – incluindo segmentos fora do Anel. A previsão é de que a empresa dê início aos estudos de engenharia no próximo mês, com prazo de 11 meses para concluí-los.
Publicado no Jornal “Estado de Minas” de 27/05/2011


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08/09/2011 - PBH publica aviso de prorrogação da licitação do Novo Terminal Rodoviário
A Prefeitura, através da BHTRANS, publicou no DOM do dia 08/09/2011, Aviso de prorrogação da Concorrência Nº 006/2011 para Delegação da Construção, Implantação, Gestão, Manutenção e Operação do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.
A principal alteração é a retirada dos emprendimentos associados (hotel e hipermercado), que constavam no edital original, ficando apenas o Terminal Rodoviário.
Os envelopes com as propostas comerciais dos interessados serão recebidos no dia 8 de novembro, na sede da empresa (Av. Eng. Carlos Goulart, 900, Buritis). A sessão pública da concorrência está marcada para o dia 9 de novembro de 2011, a partir das 10 horas, também na sede da BHTRANS.
A rodoviária terá 31.000 m², 479 vagas de estacionamento e será ligada por passarelas à Estação BHBUS São Gabriel.
 Publicado no site da BHTRANS / D.O.M.






15/09/2011 - PBH comunica concessão de licença ambiental do Novo Terminal Rodoviário
Prefeitura de Belo Horizonte informou que na reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMAM realizada no dia 14 de setembro de 2011, foi concedida Licença de Implantação – LI para o Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.



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09/11/2011 - Realizada Sessão Pública da Concorrência da Nova Rodoviária
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da BHTRANS, realizou nesta quarta-feira, 9, na sede da BHTRANS (Av. Eng. Carlos Goulart, 900, Buritis) a sessão pública da Concorrência Nº 006/2011 para Delegação da Construção, Implantação, Gestão, Manutenção e Operação do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.
Foram recebidas propostas de três grupos empresariais: Grupo liderado pela Socicam, Grupo liderado pela Cowan e Grupo liderado pela MRV. Segundo explicou Célio Freitas, diretor de Planejamento da BHTRANS, a fase agora é de avaliação da documentação técnica, jurídica e habilitação financeira das empresas concorrentes. Conforme as regras da Concorrência, a Comissão de Licitação irá analisar os documentos e, posteriormente, publicar o resultado da análise no Diário Oficial do Município (DOM).
Publicado no site da BHTRANS – 09/11/2011






17/01/2012 - Prefeitura divulga resultado de licitação para construção da nova rodoviária de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da BHTRANS, publicou no Diário Oficial do Município (DOM), na edição dia 17 de janeiro de 2012, a homologação do resultado da Concorrência Pública Nº 006/2011 para Delegação da Construção, Implantação, Gestão, Manutenção e Operação do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. O CONSÓRCIO EPC SOCICAM foi o vencedor do processo, pelo valor de outorga de R$ 6.110.000,00 (seis milhões e cento e dez mil reais). 
A partir da publicação do resultado final da Concorrência Pública, o consórcio terá um prazo de até 30 dias para a assinatura do contrato. Em seguida, o consórcio desenvolverá os projetos executivos para que as obras se iniciem no mês de julho. 
A expectativa é de que a nova rodoviária de Belo Horizonte esteja finalizada em dezembro de 2013. 
A rodoviária terá área construída de  35.500 m², ligada por passarelas à Estação BHBUS São Gabriel, com investimentos de R$ 60 milhões para a construção do prédio do Terminal Rodoviário e R$ 6,5 milhões para implantação do sistema viário. Todo o projeto será executado para garantir o melhor funcionamento do terminal e maior conforto aos usuários.
Publicado no site da BHTRANS – 18/01/2012




19/03/2012 - PBH assina contrato para construção do novo terminal rodoviário
Nova rodoviária deverá entrar em operação em dezembro de 2013 no São Gabriel e vai  modernizar os serviços oferecidos aos passageiros

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da BHTrans, assinou nesta segunda-feira, dia 19, em solenidade realizada na sede da PBH, no Centro, o contrato de concessão que delega a construção, a implantação, a gestão, a manutenção e a operação do novo terminal rodoviário de Belo Horizonte. A empresa SPE Terminal Belo Horizonte S/A venceu a concorrência pública 006/2011 e foi representada na assinatura do contrato pelo diretor administrativo-financeiro da empresa, Antonino Alibrando, e pelo diretor operacional, Wilson Martins Starling Filho. Também assinaram o documento o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Pier Senesi.

A partir da assinatura do contrato, a empresa concessionária terá até julho deste ano para detalhar o projeto executivo e iniciar as obras de construção do novo terminal, que funcionará no bairro São Gabriel, na região Nordeste da capital. O processo de desapropriação na região será feito pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora  da capital (Urbel), e a liberação do terreno também estará concluída no mesmo prazo. A nova rodoviária de Belo Horizonte deverá entrar em operação em dezembro do ano que vem.

O prefeito Marcio Lacerda explicou que a solução para encontrar um local para o novo terminal rodoviário foi obtida de forma democrática e que, portanto, o projeto é uma conquista para o poder público e, principalmente, para a população. Marcio destacou ainda a importância do novo terminal para a região. “O novo equipamento será um importante elemento de desenvolvimento para a região do entorno. A rodoviária tem um papel muito importante na vida dos cidadãos e, por isso, queremos que o local seja referência para todos”, disse.

O projeto

O novo terminal rodoviário terá 62 mil metros quadrados, sendo 35,5 mil de área construída, e será ligada por passarelas à Estação BHBus São Gabriel, no bairro São Gabriel, com integração com metrô, linhas municipais e intermunicipais e o sistema de BRT (Transporte Rápido por Ônibus), que está em fase de implantação na avenida Cristiano Machado. Será implantado ainda o projeto de melhoria do sistema viário no entorno do novo terminal, de forma a facilitar o acesso ao equipamento e às vias próximas ao Anel Rodoviário.

A nova rodoviária terá 41 plataformas, com expansão prevista para 56 plataformas, área de estocagem com capacidade para 23 ônibus, 400 vagas de estacionamento para automóveis e embarque e desembarque no mesmo nível. Além disso, o empreendimento também vai contar com praça de alimentação próxima à área de espera e área de assentos e de comércio maior do que a do atual terminal rodoviário da capital, localizado no Centro, para oferecer mais conforto aos usuários.

Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a escolha do São Gabriel para a instalação do novo terminal foi definida após estudos bastante aprofundados. “O bairro tem uma localização apropriada para o novo equipamento”, disse. “Os cidadãos vão ganhar um terminal moderno e eficiente, que vai seguir as melhores práticas de gestão de terminais”, destacou Ramon.

Benefícios

O edital que abriu a concorrência para a construção da nova rodoviária previa diversos requisitos para beneficiar a população, como atendimento a todas as normas de acessibilidade e legislações pertinentes, ligação direta com as estações São Gabriel (metrô e BRT), eliminação dos conflitos entre pedestres, ônibus, carros particulares e táxis, moderno sistema de veiculação de informação aos usuários e bilheterias em local de fácil acesso e visibilidade. O projeto que será apresentado pela empresa vencedora até julho deste ano deve atender a todas as exigências previstas no edital.

Altair Moreira, diretor-geral do consórcio vencedor da concorrência pública, afirmou que a concessão, modelo adotado pela Prefeitura para a implantação do novo terminal rodoviário da capital, é interessante e conveniente tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada. Altair também destacou as principais características da nova rodoviária. “Belo Horizonte precisava de um novo equipamento urbano que solucionasse os problemas de mobilidade. Teremos um local moderno, confortável e seguro, que vai atender muito bem a população. Além disso, o novo terminal terá capacidade para ser ampliado, de acordo com as demandas de crescimento da cidade”, reiterou.


BH Notícias - Informativo da Prefeitura de Belo Horizonte - Edição de Segunda-feira, 19 de março de 2012




19/03/2012 - Após licitação, nova rodoviária depende de desapropriações

Moradores da região prometem emperrar o processo de construção caso não haja acordo sobre os valores das indenizações

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começa a correr contra o tempo para desapropriar 325 imóveis que estão no caminho da nova rodoviária, no bairro São Gabriel, região Nordeste da capital. Na tarde desta segunda-feira (19), o prefeito Marcio Lacerda assinou o contrato de concessão para construção e administração do terminal, com início das obras previsto para julho próximo e término em dezembro de 2013. No entanto, moradores prometem emperrar o processo caso não haja acordo sobre os valores das indenizações.

A licitação vencida, em janeiro deste ano, pela empresa SPE Terminal Belo Horizonte S/A e confirmada nesta segunda por Lacerda prevê que as intervenções comecem em julho deste ano. Prazo que a concessionária também terá para detalhar o projeto executivo do terminal. Porém, faltando pouco mais de 90 dias para a data, as pessoas que terão de deixar seus imóveis reclamam da falta de informações por parte da prefeitura.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Vila Minaslândia, no bairro São Gabriel, Maurício Nascimento Rodrigues, há uma incerteza geral sobre a quantia que cada proprietário receberá. Ele afirma que, se os valores forem abaixo dos de mercado, uma ação judicial será movida contra o Executivo. “Estamos em uma área muito valorizada, e se a prefeitura não apresentar bom valor, vamos travar a obra e levar o caso à Justiça”.

Lacerda informou que serão gastos R$ 30 milhões para o processo de retirada das famílias. Parte delas ocupa uma área invadida e outra tem a documentação do imóvel. Com a verba, a PBH adquiriu, junto ao governo federal, três terrenos da antiga Rede Ferroviária Federal, localizados no bairro Belmonte, próximo à região. Nesse local, serão construídas 144 unidades habitacionais para reassentar parte das famílias.

Em nota, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH (Urbel) informou que foi feito o cadastramento socioeconômico das famílias e a avaliação das benfeitorias. Agora, os valores serão atualizados. O documento informa também que, no caso da Vila São Gabriel, de ocupação irregular, o terreno não entra no cálculo da indenização, considerando-se apenas o valor dos materiais empregados na construção. Quanto aos lotes com escritura, o processo será conduzido pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Do Jornal Hoje em Dia - 19/03/2012 - 22:09 - Thiago Lemos





23/10/2012 - Obra de difícil embarque

Prevista para ficar pronta no primeiro semestre de 2014, rodoviária no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste de BH, ainda depende da desapropriação de 187 imóveis

Depois de muitos anos da promessa de que Belo Horizonte teria novo terminal rodoviário, a definição do local, projetos, captação de recursos e licitações, a obra agora depende das desapropriações. De acordo com dados da Companhia Urbanizadora da capital (Urbel), são 187 imóveis que devem ser retirados dos 287 previstos. Algumas famílias estão com documentação pendente, outras entraram na Justiça e discordam do valor avaliado. A rodoviária será construída no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste de BH, onde está localizada a Vila Minaslândia.
Todas as desapropriações deveriam ser cumpridas até setembro, mas devem se estender pelo menos até o início do ano que vem. Se não conseguir atender a esse prazo, a prefeitura poderá enfrentar novo percalço no cronograma e atrasar o início das obras, já que as intervenções viárias estão previstas para começar em fevereiro, depois da temporada de chuvas, e a construção do terminal, para abril. Até o momento, 100 famílias já deixaram a área e algumas casas estão sendo derrubadas. Outras 117 famílias resistem à desocupação porque moveram ação judicial, não concordam com o valor e estão em negociação diretamente com a prefeitura ou faltam documentos que comprovem a propriedade do imóvel. Mais 58 aguardam o pagamento da indenização ou já estão em busca de novo lugar para morar. Segundo a Urbel, a maior parte das residências está em área de ocupação irregular. Dos R$ 8 milhões previstos para custear as remoções, R$ 2,9 milhões foram pagos.
Entre os descontentes com a indenização paga pelo valor do imóvel está o autônomo Carlos Alberto Duarte da Silva, de 48 anos. Morador da vila desde que nasceu, ele lamenta ter de sair e abandonar a casa de dois andares e um galpão onde trabalhava. O terreno e construção foram avaliados em R$ 132 mil, mas, para ele, valem pelo menos R$ 400 mil. “Agora, vou ter de vender um bem para juntar ao valor pago para conseguir comprar uma casa. O que fizeram conosco foi abusivo”, disse Carlos.
Quase em frente ao imóvel dele, a esteticista Suzana Vargas vive o mesmo dilema. “Não tenho a escritura da minha casa, mas paguei pelo imóvel que tem três andares e bom acabamento. Ainda não sei quando vou sair porque não acho uma casa do mesmo nível para comprar com o valor que estão me pagando”, disse. A Urbel já informou os valores de avaliação das benfeitorias a 276 das 287 famílias. As 11 restantes foram notificadas para que compareçam ao escritório da Urbel para informação sobre os valores pagos.

Várias casas e barracões já foram demolidos na Rua Jacuí, no Bairro São Gabriel, onde será erguido o novo terminal rodoviário da capital
Do jornal “Estado de Minas” – edição de 23/10/2012 – Valquíria Lopes






12/12/2012 - Nova Rodoviária é tema de exposição
A Nova Rodoviária de Belo Horizonte, que será construída no bairro São Gabriel, é tema de uma exposição, no saguão de entrada da Rodoviária de Belo Horizonte (Tergip), a partir desta quarta-feira, 12/12, como parte das comemorações dos 115 anos da capital mineira. A mostra compõe-se de plantas e perspectivas do futuro prédio do novo terminal, bem como mapa com a localização e imagens das modernas instalações que vão oferecer melhor funcionamento e mais conforto aos usuários.
 Quem passar pelo estande montado no Tergip poderá assistir a um vídeo sobre a Nova Rodoviária e a uma microssimulação de tráfego, também em vídeo, da região. Painéis, banners e folhetos vão informar sobre as características da construção, a infraestrutura local com os variados serviços oferecidos e os benefícios para os passageiros.
 Como exemplo do que será mostrado na exposição são as imagens da moderna plataforma de embarque e desembarque, do local das bilheterias que terão acesso facilitado, do estacionamento coberto, da ampla praça de alimentação, da área comercial e de serviços. Segundo a empresa que vai construir e operar o empreendimento, o Novo terminal Rodoviário de Belo Horizonte vai funcionar num ambiente agradável e foi projetado para atender plenamente os usuários.
 O novo terminal será construído pela empresa SPE Terminal Belo Horizonte S/A, que venceu a concorrência pública 006/2011 para delegação da construção, implantação, gestão, manutenção e operação do Novo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.
Fonte: BHTRANS 12/12/2012